54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial

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O Lacmar tem a visão de sempre atualizar seu conhecimento e agregar novas perspectivas de crescimento a sua gestão. E para concretizar isso, nossos gestores participaram do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial, que foi sediado em Florianópolis (SC). O congresso foi marcado por palestras e conversas sobre o cenário internacional e nacional da medicina laboratorial, além de destacar novas tecnologias e novos investimentos na área clínica.

O congresso aconteceu do dia 4 ao dia 7 de outubro e, durante esse período, nossos gestores Susana Viana, Débora Bittencourt, Arthur Cordioli, Juliana da Silva e o diretor geral do Lacmar Vinicius Braid estiveram presentes, estudando e identificando as novas possibilidades do mercado.

Vinícius nos conta que é essencial compreender as tendências do mercado, para levar ao nosso consumidor final o que há de melhor: “Poder estar à frente e estudar as possibilidades de trazer essas inovações pro Maranhão é muito importante, o que foi muito visível durante esses dias de congresso.”

Ele também nos diz que o Lacmar está na vanguarda dentro do território Norte/Nordeste, com tecnologias, novos fluxos e modelos gestão:

“Constatamos que estamos no caminho certo, andando em direção às tendências do mercado e aprimorando nossos serviços, para que o resultado chegue mais rápido e com mais segurança ao nosso paciente, auxiliando o diagnóstico com a nossa tecnologia de ponta.”

Depois de 2 anos sem o evento presencial por conta da pandemia, o Congresso retorna com a presença de grandes nomes da área laboratorial e de analises clínica, com conteúdo focado no avanço dessas áreas e a troca de conhecimento. Susana Viana, gestora administrativa do Lacmar, nos diz sobre a importância do evento pra comunidade da área da saúde e das parcerias pro Lacmar:

“Foi muito gratificante encontrar os colegas de profissão presencialmente e estreitar o relacionamento com os antigos e novos fornecedores, além de podermos visualizar o quadro geral da saúde no Brasil.”

O evento propôs também momentos de rodas de conversa, stands de fornecedores e cursos de gestão e controle dentro da área da saúde laboratorial. Susana participou de dois cursos: A importância do planejamento estratégico para laboratórios de análises clínicas, com em gestão de risco em pré e pós analítica, e Razão e sensibilidade ferramenta de gestão na era do PCD, que fala sobre a pessoa no centro de todo projeto. Estes cursos serão essenciais pra atualizar o meio de gestão e controle de serviços do Lacmar, inclusive no controle de qualidade desde o cadastro do paciente até a entrega dos exames e desfecho clínico do paciente, algo que Susana nos diz que deve ser implementado no Lacmar.

Durante o evento foi discutido primordialmente sobre a inserção do paciente no foco dos laboratórios, além do gerenciamento financeiro e dos riscos que cada um enfrenta, mas que o que determina sua permanência no mercado é a sua gestão de pessoas e a proximidade do paciente ao fazer esse gerenciamento.

E esse foi um dos pontos mais abordados durantes o evento: desfecho clínico. Débora, coordenadora analítica do Lacmar, cita a importância de reforçar o controle de um bom serviço pós-analítico, garantindo qualidade de atendimento ao paciente e oferecendo a solução certa, para a pessoa certa e no momento certo.

“Ferramentas e softwares nos auxiliam a gerir e a definir as melhores estratégias para atender da melhor forma um novo perfil de clientes.”

Juliana Silveira, gestora da qualidade do Lacmar, comenta sobre um dos objetivos do Lacmar:

“O Lacmar sempre busca estar alinhado ao mercado. O mercado sempre exige mais qualidade na prestação de serviço, qualidade na entrega. O laboratório continua nesse caminho em busca da acreditação, do selo PALC, para que cada vez mais os serviços que o Lacmar executa hoje sejam reconhecidos em âmbito nacional e regional.”

Em conjunto com um parque tecnológico avançado e sistemas automatizados que o Lacmar tem, é necessário um atendimento personalizado, que preze pela humanização do serviço e leva uma experiência diferente aos nossos pacientes.

O evento forneceu uma perspectiva de melhora e aprimoramento para o Lacmar, tanto na área tecnológica quanto na parte da gestão. Dentro desse espectro, Vinicius nos conta que mesmo com uma reestruturação recente de gestão e investimentos em novas tecnologias, essas duas áreas sempre devem se modernizar para proporcionar o melhor da saúde para nossos pacientes:

“O congresso trouxe a visão de 3 pilares de modernização para a área da saúde: medicina baseada em valor, uso de dados de maneira inteligente e interoperabilidade. Esses 3 tópicos são essenciais para melhorar o uso de recursos e oferecer ao paciente um serviço mais especifico para ele, ao mesmo tempo que agilizado.”

Estar em constante modernização e preocupação com o serviço ofertado ao paciente que colocam o Lacmar como referência na área laboratorial na região do Maranhão, mas sem esquecer de uma gestão que prioriza o bem-estar do colaborador e o seu convívio dentro da empresa. A sua saúde está em primeiro lugar! 💚