Direitos e Deveres
Direitos dos pacientes
- Garantia de acesso às unidades de atendimento, de forma que suas necessidades particulares/especiais sejam atendidas na prestação dos serviços disponibilizar dos pela empresa.
- Que sua privacidade seja respeitada, preservando-se a sua intimidade, a sua vida privada e a sua honra.
- Receber um atendimento cordial, digno, respeitoso e humanizado por parte dos colaboradores da empresa.
- Confidencialidade da informação, sendo-lhe garantido o sigilo de seus dados sensíveis e resultados dos seus exames.
- Segurança na sua identificação, durante seu atendimento, através de seu nome e sobrenome civil ou nome social, devendo ser assistindo na eventualidade de qualquer intercorrência.
- Se avisado dos riscos inerentes a cada procedimento, mediante a assinatura do respectivo termo de consentimento.
- Utilizar os canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de apresentar reclamações e ou sugestões constatadas em seu atendimento.
- Ter acesso a identificação das pessoas responsáveis direta ou indiretamente por sua assistência, seja através do uniforme e crachás de fácil visualização.
Deveres dos pacientes
- Buscar informações para tomar ciência de todas as condições de atendimento na empresa.
- Apresentar documento oficial com foto, necessário para o atendimento, bem como apresentá-los, quando solicitado.
- Respeitar os direitos dos demais clientes e profissionais da empresa, tratando-os de forma civilizada e cortês.
- Zelar pelo patrimônio privado da empresa colocado à sua disposição, visando seu conforto e o dos demais clientes durante o período de atendimento.
- Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais.
- Fornece toda e qualquer informação que possam interferir nos resultados de seus exames, inclusive o uso de medicamentos, condições preexistentes e hipóteses diagnósticas.
- Honrar o seu compromisso financeiro com laboratório, saldando, ou fazendo saldar por responsável financeiro, seu atendimento.
- Providenciar todos os documentos necessários para autorização e aprovação de atendimento pelo seu convênio médico ou assemelhado sempre que necessário, entregando as guias de autorização, ou comunicando sua recusa ao laboratório.
- Cumprir com a proibição de uso de fumo e derivados do tabaco, bebidas alcoólicas e ruídos nas dependências do laboratório, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.
- Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais, ou responsáveis.