Pesquisa inédita no país é realizada pelo Lacmar e destaque no COMAC

Compartilhe

Mais notícias

O Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar) é destaque no Comac 2023, trazendo pesquisa que identifica perfil de doenças onco-hematológicas, triadas em UPAS 24h, através de hemograma.

Representantes do Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar), participarão do 2º Congresso Maranhense de Análises Clínicas (Comac), a ser realizado esse mês de janeiro, entre os dias 26 a 28, no Multicenter Sebrae.

O evento contará com a presença de profissionais reconhecidos na área de saúde como o influenciador digital Dr. Bactéria e Berlley Silva Meira – sendo este último, uma referência nacional em citologia. O público, que se faz em sua grande maioria de estudantes e profissionais da área da saúde, terá à sua disposição workshops, palestras e rodas de conversa para facilitar a troca de conhecimento.

Durante a programação, um dos assuntos mais esperados será abordado pela pesquisadora Elda Noronha, Pós-doutora em atenção ao câncer e Assessora Científica do Lacmar. Ela falará um pouco sobre a pesquisa que tem chamado atenção por sua importância nacional. Sob o tema: “Perfil de doenças onco-hematológicas triadas por hemograma, em pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H)”, o estudo realizado na grande São Luís, tem destaque até em São Paulo.

Dra. Elda Noronha, assessora científica e coordenadora do estudo.

Para o diretor executivo do Lacmar, Vinícius Braid, este estudo é tão importante para a sociedade brasileira, que a partir dele foi possível analisar e quantificar diversos tipos de doenças onco-hematológicas, sendo as Leucemias Mieloides Agudas as mais frequentes. “Nós estamos muito felizes e orgulhosos de realizar esse estudo que pode direcionar políticas públicas para ajudar pacientes que chegam às UPA’s, a obter um diagnóstico precoce e assertivo”, destacou Vinícius.

O estudo reforça, sobretudo, que os exames laboratoriais, como o hemograma e a análise microscópica criteriosa, são de grande importância para o diagnóstico antecipado de doenças onco-hematológicas. “E quem ganha com estudos como esses são os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontou Susana Viana, gestora administrativa e técnica do Lacmar.

Destaque em São Paulo

A pesquisa que será apresentada no 2º Comac, teve grande repercussão no Congresso de Hematologia, que aconteceu em São Paulo, no mês de outubro do ano passado. E agora poderá ser acompanhada do Congresso aqui da capital.